Dragon Ball Kai - Episódio 71: "Um truque manhoso, o Taiyoken! Perseguição ao Andróide Cell"

Episódios Semanais

Sign Destacada

Sign Destacada
Feita por: Finger

terça-feira, 14 de abril de 2009

Akira Toriyama

[Imagem: akira_toriyama_01.jpg]

Neste post irei falar sobre o criador da manga de Dragon Ball: Akira Toriyama.

Akira Toriyama (鳥山 明 Toriyama Akira) nasceu no Japão em Kiyosu, a 5 de Abril de 1955. Akira é um aclamado autor japonês de manga, conhecido principalmente por ser o criador de séries como Dragon Ball e Dr. Slump. As suas principais influências foram Astro Boy de Osamu Tezuka e 101 Dálmatas de Walt Disney. Ele serve de inspiração para muitos autores de mangas e animes, tal como Naruto.

Akira iniciou a sua carreira em 1978 com a história Wonder Island publicada na Weekly Shonen Jump, depois fez outros mangas: Highlight Island, seguido por Tomato Girl Detective.

Ele conquistou sua fama com Dr. Slump, publicada semanalmente na Shonen Jump de 1980 a 1984, gerando 18 volumes encadernados, que veio a ser o primeiro anime baseado em uma obra de Toriyama.
Ele provavelmente é mais bem conhecido por ser o autor da famosa série Dragon Ball (a segunda parte da manga em diversos países é conhecida como Dragon Ball Z para reduzir a confusão do público). Essa série é conhecida como um dos eixos para o que foi conhecido como a "Era Dourada da Jump". O seu sucesso "forçou" Toriyama a trabalhar em Dragon Ball de 1984 a 1995. Durante esse período de onze anos, ele produziu 42 volumes. Cada volume tem uma média de 200 páginas, de maneira que toda trama de Dragon Ball se estende por quase 10,000 páginas. Além disso, o sucesso de Dragon Ball levou a uma série de anime para televisão, filmes de longa-metragem, Videojogos, e um mega-merchandising.

O seu traço simples e senso de design o levaram a trabalhos projectando personagens para a famosa e popular série de jogos do jogo Dragon Quest. Ele também serviu como designer de personagens para o RPG Chrono Trigger da consola Super Nintendo e o popular jogo de luta do Tobal No.1 para a PlayStation 1, e continua a produzir algumas histórias ocasionais de manga.
Os seus trabalhos depois de Dragon Ball foram histórias curtas de 100 a 200 páginas, incluindo Cowa!, Kajika, Sandland, e alguns one-shots(termo que designa uma história apresentada na íntegra, sem continuação. São histórias com cerca de 15 a 60 páginas, habitualmente feitas para concursos, e que, por vezes, evoluem para séries manga) como a paródia Neko Majin Z.

O seu mais recente trabalho foi como character designer para o RPG Blue Dragon, do Xbox 360, dirigido por o seu amigo Hironobu Sakaguchi (aclamado ex-director de Final Fantasy com quem já havia trabalhado em Chrono Trigger). Recentemente, Blue Dragon também ganhou uma adaptação em anime.
Hoje em dia, Akira Toriyama é considerado o grande mestre dos principais autores do género Shonen, como Eiichiro Oda (One Piece), Masashi Kishimoto (Naruto) e Kubo Tite (Bleach), que frequentemente expressam sua admiração por Toriyama, até mesmo com pequenas referências nas suas obras.
Nas mangas, Toriyama trabalhou num crossover Dragon Ball Z x One Piece, em Dezembro de 2006, para a Shonen Jump especial de fim de ano.

O Blog DB-PT decide então propôr aos users que leiam uma parte de uma entrevista feita a Akira:

Mundo DBZ: Porque você escolheu criar histórias em lugares inexistentes?
Akira Toriyama: Porque e muito mais fácil dessa maneira. E por causa que eu escolhi fundamentalmente a maneira mais fácil. Se tivesse escolhido a do mundo real, eu teria que olhar coisas reais antes de desenhar qualquer coisa. Como prédios, veículos e coisas do tipo, e se eu modificasse qualquer coisa um pouquinho as pessoas iam reclamar.

Mundo DBZ: Você nunca olha coisas reais quando você desenha paisagens?

Akira Toriyama: Normalmente não. Eu costumo olhar construções chinesas e coisas do tipo. Quando comecei a fazer Dragon Ball, eu queria fazer uma coisa totalmente diferente de Dr. Slump, porque eu senti que Dr. Slump tinha estilo muito americano, e eu queria fazer uma coisa mais oriental dessa vez. Minha esposa era muito interessada na china e eu desenhei coisas que eu havia visto em fotos de lá que ela havia comprado. Depois disso eu comecei a desenhar muita coisa que eu havia pensado baseado nessas fotos incluindo o Tenkaichi Budokai, estádio de luta. Antes de começar a publicar, eu fui pra ilha de bali com minha família. Ai eu modelei a ilha de Tenkaichi Budokai, a ilha papayam, baseada nela. E comecei a fazer os prédios e construções baseadas nas fotos que trouxe de lá. Mas foi muito difícil, por isso eu usei mais o palco das lutas que os cenários a volta dele, foi difícil usar cenários já criados.

Mundo DBZ: Campos são paisagens totalmente diferentes, não são?

Akira Toriyama: Sim isso mesmo, eu desisti de usar montanhas e coisas do tipo, eu pensei muito a respeito de que tipo de cenário usar. Teria que usar um certo cenário que nunca havia usado antes porque senão seria muito chato usar o mesmo cenário sempre.

Mundo DBZ: Você usou muitos cenários desabitados, não é mesmo?

Akira Toriyama: Se eu tivesse que desenhar Goku e os outros lutando em cidades seria muito difícil. Eu teria que desenhar as pessoas que vivem nessa cidade, os prédios e coisas do tipo. Por isso coloco eles lutando em campos desabitados. Uso muitos closes e eles usam o bukujutsu pra voar e se todos os amigos do Goku voassem seria muito mais fácil de fazer a história.

Fonte da entrevista: http://www.mundo-dbz.com.br/variados/ent...iyama.html

Cumps,KT

7 comentários:

Anónimo disse...

E aqui está o 2ºartigo. O blog já está a ficar cheio de letras. Fantástico xD

Bom artigo!

Prince disse...

Ya dNC.
Foi boa ideia do KT em ter feito sobre o autor do Dragon ball. Digamos que é uma indrodução sobre o assunto.

Bom artigo, KT

Unknown disse...

É sempre bom ter uma pequena "homenagem" ao criador desta grande série. Continua, KT.

Plug'n disse...

Bom artigo!

Poderiam fazer algo sobre DragonBall Online.Há muito não tenho notícias disso...

Beat disse...

Grande KT no seu melhor...

Sem duvida umas das grandes ideias que tiveste para pôr neste blog

Unknown disse...

O vegeta .merece uma transformação a altura do instinto superior eu falo essa transformação q bate de frente é nao mais imita o goku eentão essa é a beserk cabelo verde dias essa mensagem negar ao Akira é muito goku muda o foco Akira beserk tem q ser vegitao

Unknown disse...

Pq já deram essa transformação para kefla