Dragon Ball Kai - Episódio 71: "Um truque manhoso, o Taiyoken! Perseguição ao Andróide Cell"

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Feita por: Finger

domingo, 30 de maio de 2010

Dragon Ball Z: Budokai 3

Lançado a 19 de Novembro de 2004 na Europa exclusivamente para a Playstation 2 (PS2), Dragon Ball Z: Budokai 3 tratou-se da terceira franquia a ser desenvolvida pela Dimps Corporation de Dragon Ball Z: Budokai.


Revelando naturais melhorias face aos títulos antecessores, Budokai 3 contou com um acréscimo tanto na quantidade como na qualidade de alguns (pequenos) novos elementos introduzidos, de entre os quais destacaram-se o aumento no número de personagens disponíveis, com a inclusão de 42 personagens jogáveis, (e respectivas transformações) que, independentemente de actualmente não ser um total digno de grande registo, aquando na altura do seu lançamento terá sido uma quantia bastante aceitável; revelando-se este um número claramente superior face à lista de 31 personagens presentes em Budokai 2. Neste aspecto para além do acréscimo do número de personagens, foi dada ainda uma pequena atenção na selecção de algumas das personagens presentes em Dragon Ball "Original" e GT bem como outras de alguns filmes e especiais, de entre as quais: Kid Goku, "Kid" Uub, Omega Shenron, Cooler, Broly, Bardock, etc.


De entre os principais modos de jogo contaremos com a presença de Dragon Universe, Dueling, World Tournament e Practice. Em Dragon Universe e ao invés da apresentação de género "tabuleiro" apresentada em Budokai 2, poderemos percorrer livremente por um mapa (garantindo de imediato uma maior liberdade de exploração) de forma a podermos completar alguns dos diversos objectivos propostos ou recolher itens, nomeadamente, cápsulas ou até mesmo Dragon Balls. Este modo trata de abranger desde a Saga Saiyan até à Saga Majin Buu, sendo composto como que por histórias individuais, contendo diversos embates com oponentes específicos, (impossibilitando de certa forma o seguimento na integra da história do Anime) com a representação desta a fazer-se sob a forma de imagens fixas das personagens e um texto exemplificativo da acção a decorrer. Para além destes elementos Budokai 3 pautou-se pela adição de um elemento ao género Role-playing game (RPG) no qual durante os confrontos poderão ser-nos fornecidos Z Points, que mais não são do que pontos de remuneração que serão atribuídos mediante a ocorrência de um aumento de nível, podendo estes mesmos pontos serem utilizados para elevar um aumento base das diversas estatísticas (Health, Ki, Attack, Guard, Ability, etc.) da personagem seleccionada.


Os restantes modos centram-se acima de tudo na realização dos diversos embates, nos quais em Dueling poderemos preconizar combates frente ao CPU ou a um amigo. No modo Practice além de treinar-mos os nossos golpes, poderemos em Training e num prólogo de 12 "capítulos" pôr em pratica os objectivos propostos (podendo estes ser, entre outros exemplos, a realização de um Teleport e Pursuit) de modo a praticarmos as diversas técnicas e/ou ataques.
No entanto e face aos restantes modos o destaque vai para World Tournament no qual, e não fugindo muito aos demais modos já conhecidos deste género, defrontaremos uma série de batalhas apropriadamente organizadas e de dificuldade crescente, nas quais sempre que estas sejam bem sucedidas e mediante o combate final frente ao último combatente, seremos remunerados com uma determinada quantia de Zenis, estes, que poderão ser utilizados como troca de diversas cápsulas de habilidades, (presentes em Skill Shop) que poderão ter os mais variados tipos de efeitos, podendo estas irem desde a realização de novos ataques que facilmente poderão ser invocados em combate, até a um balanço ou aumento das estatísticas, assim que estas sejam devidamente equipadas nas respectivas personagens (7 por personagem, salvo excepções), podendo estas serem ainda utilizadas para o desbloqueamento de alguns novos eventos.

 
Ainda durante os combates é-nos dada à escolha uma boa diversidade de habilidades com destaque (e neste caso face ao título antecessor) para a adição de alguns elementos, entre os quais o "teleport", e o "Hyper Mode", este, durante o qual poderemos ter acesso a técnicas devastadoras que de outro modo seriam inacessíveis tais como Dragon Rush e "Ultimate Attacks", o primeiro trata-se de um combo no qual teremos de seleccionar um dos 4 botões durante cerca de 3 Slideshows de acções, com o objectivo de não carregar no botão dissimulado pelo oponente, culminando a série de 3 ataques numa explosão de energia, no que toca aos "Ultimate Attacks" ou "Ultimate Moves" (mediante a personagem) teremos como tarefa central pressionar num dos respectivos botões de forma a podermos encher um medidor o mais possível e no limite estipulado, de forma a que o adversário não possa anular este ataque e seja avassalado-ramente afectado pelo dito cujo.


Budokai 3 ao invés dos restantes Budokai's Tenkaichi's, decorre no conceito dos demais beat'em up, apresentando-se numa perspectiva em 3ª pessoa, assim como no título sucessor "espiritual" Dragon Ball Z: Infinite World.
Graficamente Dragon Ball Z: Budokai 3 caracterizou-se por manter os traços de Budokai 2 apenas limando algumas arestas, mantendo o característico visual das personagens em Cel-Shading, apresentando um bom uso dos diversos efeitos e animações envolventes considerando a plataforma a que se destinou e o respectivo ano de lançamento. Quanto ao som, foi notório a boa interpretação nas dobragens ainda que estas não se revelassem totalmente isentas de falhas, sobretudo devido à presença de alguns cortes durante as dobragens, por exemplo nalguns balões de fala das personagens presentes em Dragon Universe. Os diversos temas musicais apresentados representam-se familiares independentemente da ocorrência da adição de alguns dos novos temas.
Conclusivamente Budokai 3 tratou de retratar uma experiência semelhante aos demais Budokai's, ainda que contando com a adição de (pequenas) melhorias que aumentaram substancialmente a boa experiência proporcionada por este jogo.

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