Dragon Ball Kai - Episódio 71: "Um truque manhoso, o Taiyoken! Perseguição ao Andróide Cell"

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Feita por: Finger

domingo, 11 de abril de 2010

Dragon Ball Final Bout

Após o lançamento realizado na altura em 1997 na Europa, Dragon Ball Final Bout (também denominado por Dragon Ball GT Final Bout noutros mercados) marcou a entrada na era Playstation pelo facto de ter sido o primeiro da Saga capaz de proporcionar embates totalmente em 3 dimensões.


Apresentando uma escassa diversidade de modos de jogo (entre os quais: Battle, Tournament e Build-up), em Final Bout ao iniciarmos o jogo somos como que colocados imediatamente em pleno combate, devido à inexistência de um qualquer modo que nos coloque a par da história através de algumas fases de jogo, como por exemplo num pressuposto modo Story.
Ainda com referência para os modos de jogo, em Battle é nos colocado à disposição a disputa de combates tanto face ao "computador" como frente a um amigo.
No que diz respeito à selecção de personagens estarão disponíveis inicialmente 10, entre as quais nomes como: Little Goku (DBGT), Goku (DBGT), Pan (DBGT), Trunks (DBGT), Super Vegeta (DBZ), Piccolo (DBZ), Final Form Frieza (DBZ), Kid Buu (DBZ), Perfect Cell (DBZ) e Gohan (DBZ), sendo que posteriormente poderão ser desbloqueadas as restantes personagens, mediante o combate contra diversos inimigos escolhidos aleatoriamente até à consecutiva derrota do último boss: Baby Vegeta Oozaru.


Apesar da variedade de movimentos disponíveis em cada uma das personagens mostrar-se insuficiente, estas, obviamente apresentam ataques únicos.
De entre os vulgares golpes nas lutas, é nos dada ainda a possibilidade de realização de alguns combos (ainda que de certa forma a sua concretização seja uma tarefa árdua), tais como Meteor Smash, que consiste numa técnica que desencadeia sucessivos ataques "corpo-a-corpo" tal como poderão visualizar neste exemplo.
Um dos grandes factores que tornam a dificuldade de realização de alguns combos elevada é sem dúvida a jogabilidade geral de Final Bout, que revela um tempo de correspondência de alguma forma exagerado entre a altura em que é pressionado o botão e a acção da personagem ao executar o movimento, contudo ainda é dado destaque a algumas animações visuais durante as batalhas tais como durante a realização de Super Ki Blasts, especialmente quando existe uma colisão entre 2 Super Ki Blasts, momento em que a câmara realiza um movimento de rotação em redor das personagens, altura esta em que teremos que carregar incessantemente no botão indicado de forma a poder ganhar vantagem sobre o ataque do oponente, tal como tem sido apanágio dos jogos mais recentes da Saga.


No campo gráfico é dado destaque às personagens tridimensionais ainda que sem deslumbrarem, já os cenários revelam uma aparência pobre apresentando-se estes bastante limitados ficando em toda a sua globalidade aquém da capacidade da Playstation naquela altura.
O som ainda é encarado como um dos aspectos positivos deste jogo, contando com a presença de bons temas ainda que com dobragens algo questionáveis.
Finalmente os restantes modos de jogo consistem em Tournament Mode, que tal como o nome indica é dada a possibilidade de ingressar no Torneio de Artes Marciais após a selecção de 8 lutadores e Build-Up Mode, modo este que conta com vários combates face a diversos inimigos de forma a poder adquirir pontos de experiência que levarão a um aumento considerável dos ataques da personagem seleccionada. Em Build-Up Battle é possível realizar combates contra outro jogador cujas personagens tenham obtido um aumento das suas habilidades em Build-Up Mode.


No geral Final Bout ao ter sido o primeiro da Saga proposto com personagens totalmente modeladas em 3D seria só por si a justificação para que na altura fosse encarado como um título positivo, mas no entanto as graves falhas no que respeitam à jogabilidade anularam por completo todo o tipo de aspectos satisfatórios que este jogo possa ter tido na época.

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