Dragon Ball Kai - Episódio 71: "Um truque manhoso, o Taiyoken! Perseguição ao Andróide Cell"

Episódios Semanais

Sign Destacada

Sign Destacada
Feita por: Finger

domingo, 18 de abril de 2010

Dragon Ball Evolution

De lançamento ocorrido a 17 de Abril de 2009 na Europa, Dragon Ball Evolution tratou-se da primeira e única proposta de adaptação ao filme intitulado pelo mesmo nome a chegar ao mercado das consolas, nomeadamente com uma incursão pela Playstation Portable (PSP).

Ao tratar-se de uma adaptação do filme, em Dragon Ball Evolution seremos apenas "brindados" com a presença das principais personagens presentes neste mesmo, ou seja, só teremos inicialmente à nossa disposição 5 personagens, entre as quais: Goku, Bulma, Master Roshi, Yamcha e Grandpa Gohan, sendo que posteriormente e mediante o cumprimento de determinados objectivos, poderemos desbloquear as restantes 6 personagens (Chi-Chi, Fu-Lum, Oozaru, Mai,  Piccolo e Neo Piccolo) totalizando assim 11 personagens jogáveis, revelando-se este claramente um número bastante modesto.
De entre os modos de jogo teremos à disposição o Story Mode, onde serão seguidas partes de adaptação da história do filme; no entanto este modo não prima pelo brilhantismo visual visto que durante as sequências da história antes do combate, são escassos os vídeos em formato cut-scene, havendo apenas a existência de uma representação em formato de imagem fixa de determinadas personagens em diálogo (revelando-se este pobre), sem que estas mesmas tenham sequer direito a uma dobragem, levando a que se torne basicamente como que um segundo modo Arcade apenas com algum texto para ler de forma a que possa ser seguida a narrativa da história do filme.


No próprio modo Arcade poderemos disputar combates contra vários oponentes, obviamente que neste modo e ao contrário do modo Story poderemos seleccionar uma personagem à nossa escolha para os embates.
No que respeita aos restantes modos de jogo teremos ainda à disposição a possibilidade de realização de combates contra alguns amigos via Ad-Hoc wireless através do Network Battle; ser-nos-ao postos ainda à disposição os restantes modos tais como: Training, Survival e Mission, apresentando este último como particularidade adicional o facto de mediante a conclusão das missões ser desbloqueado conteúdo adicional que poderá ser visualizado em Gallery, onde poderemos encontrar sons, imagens de planeamento do filme, imagens do próprio filme entre outros exemplos.


No que respeita à jogabilidade é notória a inspiração nos jogos da Série Budokai o que acaba por ser um ponto positivo para os jogadores cujos quais estejam familiarizados com esta.
Ainda assim o "motor" de combate revela-se acessível em demasia e a imensa facilidade com que progredimos no jogo acaba por dar origem a alguma frustração, uma vez que praticamente basta que durante toda a batalha sejam utilizados apenas e com alguma alternância 2 botões na grande maioria dos inimigos (a inteligência artificial destes é um ponto negativo), o que põe evidentemente em causa a longevidade deste jogo bem como o interesse por parte do jogador face a este mesmo.
As próprias personagens não oferecem uma grande variação entre si, apenas com excepção dos ataques especiais, enquanto que o sistema de Combos não aparenta ser dos mais consistentes.
Um outro factor cujo qual não foi dado grande destaque é a apresentação, pois os cenários revelam pouca atenção ao detalhe e com poucos pormenores, não revelando qualquer interactividade. A simplicidade do design presente nas personagens também não impressiona, sobretudo em momentos de acção frenética durante os combates.


No geral e tendo em consideração que a história do jogo gira em torno de uma licença de um filme extremamente limitado em termos de conteúdo face ao Anime/Manga, acaba por ser apenas um jogo mediano, devido ao escasso número de extras e essencialmente devido à "IA" que não demonstra-se como uma das mais desafiantes, acabando como consequência por levar o jogador a perder algum do interesse inicial.

Sem comentários: