Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans (originalmente denominado Dragon Ball Kai: Saiyajin Raishuu no Japão) tratou de representar a história de Dragon Ball Kai, no entanto evidenciou maiores semelhanças com a progressão histórica do Anime de Dragon Ball Z (no caso, com a presença de algumas etapas inspiradas em Fillers), contando ainda com um apanhado de algumas cenas presentes nas Sagas Dragon Ball/Z, tais como por exemplo o aparecimento de Master Carrot ou ainda a presença de um combate final "extra" frente a Broly.
Ainda assim o período da passagem histórica decorre logo após o 23º Tenkaichi Budokai, dando inicio com o treino entre os alunos de Muten-Rôshi para o pré-torneio, finalizando com a batalha frente a Vegeta.
As referências à história representam-se sob forma de diversos capítulos, os quais consoante os determinados objectivos propostos, obrigarão a uma exploração a masmorras, cidades, florestas entre muitos outros locais passíveis de serem explorados.
No leque de personagens disponíveis teremos à disposição até 6, estando incluídos nesta pequena lista alguns nomes reconhecidos, tais como: Son Goku, Son Gohan, Kuririn, Piccolo, Tenshinhan e Yamcha.
As personagens contarão com níveis individuais de saúde e de Ki sendo que sempre que este ultimo chegue ao fim terá que evidentemente ser restabelecido de forma a poderem ser utilizados os Super Attacks da personagem pretendida, podendo estes variar entre uma sequência de golpes até ao característico Kamehameha.
Para além das comuns barras de saúde e de Ki também marcará presença um medidor de "Rage" que funcionará como que um "acumulador" de ataques sofridos, que assim que chegue ao limite fará com que possam ser desencadeados Ultimate Attacks, ataques estes que poderão retirar uma percentagem considerável de dano.
Uma vez neste estado e sempre que os restantes companheiros de luta se encontrem no mesmo, poderão ser elaborados ataques em conjunto numa sequência entre as personagens.
Ainda em combate e sempre que as batalhas sejam bem sucedidas poderemos contar com a atribuição de pontos de experiência para a nossa personagem, pontos estes, que levarão a um aumento dos níveis independentemente de as personagens não participarem activamente nos combates (ainda que neste caso logicamente recebam uma menor quantidade de pontos de exp.). As personagens cujo o seu nível aumentara contarão com a atribuição de um determinado número de pontos que serão utilizados na melhoria das estatísticas gerais destas (Power, Defense, Recovery, Technique, Speed e Luck) contando assim com o beneficio de uma actualização das técnicas, garantindo por exemplo a capacidade de um Super Attack retirar mais dano.
Graficamente Attack of the Saiyans distingue-se em grande parte pela boa elaboração dos diversos "terrenos", bem como das arenas de luta, conseguindo uma boa representação de alguns dos cenários predispostos no Anime/Manga. Com a excepção recair sobre a apresentação do mapa de jogo que demonstra um visual um tanto antiquado.
As animações em combate primam pela fluidez, apresentando todo o tipo de diversos efeitos (fumo, raios de luz) um bom nível de detalhe considerando as limitações da Nintendo DS neste aspecto.
No que diz respeito ao som este pautasse pela boa inserção das faixas musicais na acção apresentando-se em geral com temas na sua grande maioria aceitáveis, pecando somente pelo facto de a vocalização estar restrita aquando na realização de alguns ataques.
Conclusivamente Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans caracterizou-se por ter sido um jogo bastante aceitável, primando pela sua longevidade e jogabilidade profunda e acessível, com os principais aspectos negativos a recaírem no nível de dificuldade acessível em demasia, assim como por uma sensação de repetição algo constante e um não grande aproveitamento de algumas das funcionalidades da Nintendo DS de forma significativa.
1 comentário:
seria bom uma continuação
Enviar um comentário