
Duas séries com três jogos cada um: de um lado, a série Budokai, semelhante a um jogo de luta clássico; do outro, a série Budokai Tenkaichi, que nada tem a ver com algum jogo de Dragon Ball já anteriormente lançado.
![[Imagem: Dragon_Ball_z_Budokai_3_Ps2.jpg]](http://4.bp.blogspot.com/_fSmU4wwbm4g/SXh_7cNQjLI/AAAAAAAAAOI/f37ie93dTtY/s400/Dragon_Ball_z_Budokai_3_Ps2.jpg)
![[Imagem: 5.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj44U003lQZlxiRIXvW0Bc2xFf5aX7D9HFDk8Q3aLpkv_naN6z_b_i5_EICLBrfMSKt0mjoA0X9lsWAW13tWrRz1h-H44I_tYO6gOaht9cLKgpwypbIdUFnz1zsb5BoE3OdP9t90gg839nt/s400/5.jpg)
A série Budokai iniciou-se a 3 de Dezembro de 2002, com o lançamento de Dragon Ball Z: Budokai para a PS2 e, mais tarde, para a GameCube. O jogo tinha gráficos pouco elaborados e uma jogabilidade simples, ao estilo de um Beat'em Up clássico (tal como Street Fighter). O Dragon Ball Z: Budokai 2, lançado em 4 de Dezembro de 2003, melhorou de certa forma os gráficos, mas continuava um jogo medíocre. Tudo mudou com o lançamento do último jogo, Dragon Ball Z: Budokai 3, com um melhoramento mais a nível de gameplay do que de gráficos, felizmente.
![[Imagem: PS2%20DRAGON%20BALL%20Z%20BUDOKAI%20TENKAICHI%203.jpg]](http://www.lojabestgames.com/images/PS2%20DRAGON%20BALL%20Z%20BUDOKAI%20TENKAICHI%203.jpg)
A série Budokai Tenkaichi teve início em Outubro de 2005, apresentando uma gameplay totalmente inovadora, bons gráficos e uma grande quantidade de personagens (56, com 90 formas cada). Com o lançamento de Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2, foram incluídos ainda mais personagens ao roster, contando agora com 129. O modo história foi melhorado e foi incluída a possibilidade de transformação em in-game. O último jogo foi ainda melhor: 162 personagens, inclusão do Battle Replay, Disc Fusion e cenários com mudança horária. A gameplay foi também melhorada com os Blast Combos e os Z Burst Dash. O calcanhar de aquiles do último jogo foi o reduzido modo história.
Não são poucos os que preferem a série Budokai. Os seus gráficos em 3D e gameplay em 2D, que originaram o "2,5D", cativaram muitos fãs de Dragon Ball. No entanto, muitos outros ficaram presos à inovação da série seguinte.
![[Imagem: dragon-ball-z-budokai-2-20050105034550193.jpg]](http://cubemedia.gamespy.com/cube/image/article/577/577532/dragon-ball-z-budokai-2-20050105034550193.jpg)
Na minha opinião, as críticas falam por si. Budokai Tenkaichi é, sem dúvida, superior. A possibilidade de navegar livremente pelo cenário e destruir várias partes deste tornou os jogos muito mais fiéis ao anime. Nunca experimentei nenhum jogo da série Budokai, por isso não posso fazer uma grande crítica à sua gameplay. Acredito que seja um bom jogo para o seu estilo, mas não se pode dizer que seja o mais adequado à série.
![[Imagem: dragon_ball_z_budokai_tenkaichi_3_profilelarge.jpg]](http://i.neoseeker.com/p/Games/Nintendo_Wii/Action/Fighting/dragon_ball_z_budokai_tenkaichi_3_profilelarge.jpg)
Apesar de tudo, acho que ambos os estilos podem ser ainda mais aproveitados, satisfazendo todos os fãs. A série Shin Budokai, para PSP, é uma "sequela" da série Budokai e fez um enorme sucesso na consola. O jogo Raging Blast vai ser o quarto jogo da série Budokai Tenkaichi e o primeiro para a Xbox 360 e PlayStation 3. Mesmo com toda a quantidade de jogos de Dragon Ball já lançados, penso que ainda seja possível inovar, quer com o motor "Budokai", quer com o motor "Budokai Tenkaichi".
1 comentário:
Bom Post ;).
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